• Corridas de Rua - Categoria indígenas é um dos destaques da Meia Maratona do Descobrimento

Categoria indígenas é um dos destaques da Meia Maratona do Descobrimento

O evento abre as inscrições gratuita para a categoria

Desde a primeira edição da Meia Maratona do Descobrimento, em 2016, foi criada uma categoria específica para corredores indígenas, já que Porto Seguro é uma cidade que abriga diversas reservas em seu entorno. O objetivo dos organizadores é promover a integração entre os índios e os demais corredores.

46-1551232199

“Porto Seguro tem 20 aldeias e muita gente não tem esse conhecimento. A partir do momento em que temos mais parceiros, são mais pessoas para lutar pela causa:  a demarcação do território, a preservaçã da cultura e os nossos direitos ”, afirma Luzia Pataxó, Superintendente de Assuntos Dos Povos Indígenas de Porto Seguro. “Participávamos apenas dos Jogos Indígenas, não tínhamos tradição em eventos como a Meia Maratona do Descobrimento. A vantagem dessa corrida é despertar o interesse de competição, que não é comum entre os indígenas”, completa.

+ Inscreva-se aqui para o evento!

Karkaju Pataxó, Consultor para Eventos Indígenas de Porto Seguro  afirma que no primeiro ano apenas cinco indígenas correram a prova, mas que esse número vem crescendo ao longo das edições. “De 2017 em diante tivemos mais interessados do que vagas e vieram, inclusive, tribos de fora da Bahia. A Aldeia Velha, de Arraial D’ajuda, tem uma equipe dedicada ao atletismo e eles sempre se destacam”, afirma Karkaju, que é graduado em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Federal de Minas Gerais.

46-1551228447

“A Meia Maratona do Descobrimento é o primeiro evento de corrida do Brasil que cria uma categoria específica para nós. As pessoas têm curiosidade em saber como a gente vive, como são os costumes e o evento é uma ótima oportunidade de estreitarmos as relações”, completa Karkaju. Na primeira edição ele correu como forma de prestigiar os organizadores, não obteve uma boa colocação e esse ano promete fazer diferente. “Vou treinar mais para não chegar em último de novo”, brinca o Pataxó.

46-1551232327

Para Antônio Vidal, um dos responsáveis pela Vida Sport, empresa organizadora da Meia Maratona do Descobrimento, a categoria indígena é uma oportunidade para os atletas de outras regiões conhecerem de perto a cultura indígena pataxó. “Porto Seguro é rodeado de aldeias, e isso nos motivou a criar uma categoria especifica para os indígenas, o legal é que essa mistura na prova fortalece o laço entre as atletas, valorizando a miscigenação da cultura baiana, e o importante também é que estamos incentivando o atletismo nas comunidades indígenas” relata Vidal.

46-1551232563

Para a categoria indígena a inscrição é gratuita e haverá uma premiação específica em dinheiro para os três melhores colocados entre os homens e as mulheres, além de troféus. A Meia Maratona do Descobrimento possui distâncias de 21, 10 e cinco quilômetros de corrida, além de uma caminhada de três quilômetros.

As inscrições para a categoria indígenas serão feitas na Superintendência de assuntos indígenas, na rua Manoel Fernandes de Almeida 171, ou diretamente  com o Coordenador da Categoria.

+ As inscrições para a Meia Maratona do Descobrimento estão abertas. Clique aqui!

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

NEWSLETTER