Home / Conteúdo / Notícia

http://is.gd/TwHzhN|http://is.gd/TwHzhN|http://www.webrun.com.br/h/noticias/tenis-da-the-north-face-para-corridas-de-montanha-respeitam-pisada/13701
Notícias

Por Iazaldir Feitoza | 20/06/2012 - Atualizada às 13:51

Tênis da The North Face para corridas de montanha respeitam pisada

Comprar tênis para corridas de rua é algo complexo e para as montanhas, mais ainda

  • Lista da ISF mostra diferença entre calçados para corrida de montanha Crédito: Reprodução/ International Skyrunning Federation
  • The North Face Single Track é para pisada neutra ou supinada Crédito: Divulgação/ The North Face
  • Single Track T.H. é para os pronadores Crédito: Divulgação/ The North Face

Comprar tênis para corridas de rua é algo muito complexo e para as montanhas é algo mais complexo ainda. Sendo assim, a Federação Internacional de Skyrunning (ISF) analisou e selecionou algumas marcas e modelos para a temporada de 2012.

Vale lembrar que este é um guia oficial desta instituição. Muitos calçados para trail run ficaram fora desta lista por não terem sidos testados e vou destacar alguns modelos posteriormente.

Guia da Federação Internacional de SkyRunning 2012- O motivo da criação de uma lista oficial por esta federação se dá pela necessidade de orientar os praticantes da modalidade à escolha de um calçado que esteja de acordo com suas características físicas e de acordo com as provas que estes queiram participar (confira a lista na primeira imagem).

Este é um assunto que gera grande discussão entre os especialistas de trail run devido às ações de marketing avassaladoras voltadas para calçados minimalistas. Muitos especialistas defendem mais amortecimento e o novo conceito minimalista vai contra as teorias defendidas por eles.

Para nós, brasileiros praticantes de corrida de montanha, é preciso diferenciar um calçado para alta montanha e um calçado para corridas de montanha onde o ganho de elevação não seja muito grande. Tenho observado muitos atletas utilizando tênis para asfalto –por ser uma modalidade nova e tendo como a maioria de seus praticantes corredores de rua que começaram a migrar para a montanha.

Sendo assim, vou destacar alguns calçados da The North Face para corredores que tenham dúvida sobre qual tênis utilizar na montanha.

Pisada neutra ou supinada– O tênis The North Face Single Track é um premiado e leve tênis para as corridas e trilhas de todos os dias. Ele é reforçado com proteção no solado (Snake Plate) que reduz as agressões na sola do pé causadas por terrenos irregulares, sem diminuir a flexibilidade.

Pisada pronada– O tênis The North Face Single-Track T.H. é leve, dá apoio e protege, sendo totalmente versátil para atender às pesadas demandas dos grandes atletas. Oferece um suporte contra o alto impacto para as áreas da frente do pé e do calcanhar, sem comprometer a flexibilidade natural que os pés possuem (e precisam). Na base, a tecnologia Tenacious Grip fornece tração confiável sobre terrenos irregulares ao mesmo tempo em que conta com painéis totalmente respiráveis.

Iazaldir Feitoza


Consultor da seção de Corridas de Montanha do Webrun, Iazaldir Feitosa é professor de Educação Física, Treinador CBTri Nível I, além de atleta de Ultra Trail Run de Alta montanha.

É pentacampeão do Circuito XTerra Brasil, Campeão do Endurance Challenge Argentina 50k, Endurance Challenge Equador 80k, Columbia Desafio das Serras 80k, Endurance 50k Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha e terceiro colocado no Championship San Francisco USA 50k.

É patrocinado por Unicafe

Comentários

Publicidade

Publicidade