Home / Conteúdo / Notícia

|http://www.webrun.com.br/h/noticias/olimpiadas-terminam-mas-competicoes-seguem-em-polvorosa/13924|http://www.webrun.com.br/h/noticias/olimpiadas-terminam-mas-competicoes-seguem-em-polvorosa/13924
Notícias

Por Paulo Gomes | 14/08/2012 - Atualizada às 20:00

Olimpíadas terminam, mas competições seguem em polvorosa

Não é necessário esperar até Rio de Janeiro–2016 para rever heróis olímpicos como Usain Bolt e David Rudisha

  • Fundista Mo Farah e velocista Usain Bolt: destaques em Londres voltam a competir Crédito: LOCOG/ Divulgação

O término dos Jogos Olímpicos traz consigo uma sensação de melancolia difícil de ser sanada, com a nostalgia dos momentos dramáticos das últimas semanas. Quando veremos o showman Bolt novamente? E as carismáticas Shelly-Ann Fraser-Pryce ou Sanya Richards-Ross? Ou as passadas elegantes de David Rudisha?

Não é necessário esperar quatro anos. O calendário das competições de atletismo é extenso e reúne muitos dos heróis olímpicos até o final deste ano.

Diamond League- A Liga de Diamante é um circuito de meetings de atletismo criada em 2010 para ser o principal campeonato do esporte no mundo. São 14 etapas, com passagem por Estados Unidos e países da Europa e Ásia.

Cinco dessas etapas estão por ser realizadas neste ano, quatro ainda em agosto: Estocolmo (17/08, na Suécia), Lausanne (23/08, na Suíça), Birmingham (26/08, no Reino Unido), Zurique (30/08, na Suiça) e Bruxelas (07-09, na Bélgica). Confira as promessas de cada etapa!

Estocolmo- Estarão presentes medalhistas de ouro em Londres como a norte-americana Sanya Richards-Ross (400m), o dominicano Felix Sanchez (400m com barreiras) e o argelino Taoufik Makhloufi (1.500m, correrá os 800m na Suécia).

Lausanne- Nada menos do que sete dos oito homens finalistas dos 100 metros rasos em Londres estarão na prova suíça. Usain Bolt, Yohan Blake, Justin Gatlin, Tyson Gay, Ryan Bailey, Churandy Martina e Richard Thompson estarão lá – apenas Asafa Powell, que se lesionou na final olímpica, não correrá. Bolt, no entanto, disputará apenas os 200 metros.

Na modalidade feminina, as três medalhistas em Londres competirão: Shelly-Ann Fraser-Pryce, Carmelita Jeter e Veronica Campbell-Brown. Nos 400 metros masculinos, haverá a reedição do duelo entre Kirani James (GRA) e Luguelin Santos (DOM), respectivamente ouro e prata nas Olimpíadas.

Birmingham e Zurique- No Reino Unido, Mo Farah (britânico campeão dos 5.000 e 10.000 metros nas Olimpíadas) competirá a corrida de duas milhas. A velocista Carmelita Jeter também confirmou presença.

Na maior cidade suiça, novo field forte de velocistas, com a presença de Bolt, Blake, Gay, Martina e do francês Cristophe Lemaitre. Nos 800 metros, o queniano David Rudisha – que bateu o próprio recorde mundial nas Olimpíadas – é outro grande nome confirmado.

Decisão em Bruxelas- A etapa na capital belga deve decidir os campeões da Liga. De olho nisso, os maiores velocistas jamaicanos já confirmaram sua participação. Bolt, Blake, Nesta Carter, Michael Frater e Warren Weir (bronze nos 100m) estarão lá. Outros nomes incluem, Justin Gatlin, Wallace Spearmon, Cristophe Lemaitre e Churandy Martina.

Pistorius- Um dos símbolos do atletismo nas Olimpíadas, o sul-africano biamputado Oscar Pistorius competirá também nas Paraolimpíadas, nos 100, 200, 400 e no Revezamento 4x100m. É sem dúvida o maior nome do evento, que começa no dia 29 de agosto.

Maratonistas- A temporada de maratonas segue aquecida com ao menos quatro grandes provas no segundo semestre. Os eventos pertencentes ao circuito WMM (World Marathon Majors) a serem realizados são Berlim (30/09) – detentor do recorde mundial – Chicago (07/10) e Nova York (04/11).

A última terá a presença dos brasileiros Adriana Aparecida da Silva (que competiu em Londres) e Solonei Rocha da Silva (que não obteve vaga olímpica). Além delas, a Maratona de Frankfurt (28/10, na Alemanha), que também tem a reputação de ser uma prova veloz – o segundo melhor tempo da história foi registrado lá – já tem a participação confirmada do recordista mundial, Patrick Makau.

Comentários

Publicidade

Publicidade