Home / Conteúdo / Notícia

|http://www.webrun.com.br/h/noticias/lagoa-rodrigo-de-freitas/5350|http://www.webrun.com.br/h/noticias/lagoa-rodrigo-de-freitas/5350
Notícias

Por Alexandre Koda | 18/07/2006 - Atualizada às 12:01

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos cartões postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, possui 2,4 milhões de metros quadrados e está localizada nos bairros de Ipanema, Copacabana, Gávea e Jardim Botânico. O local compõe diversos parques, como o Parque Tom Jobim, Parque dos Patins, Parque da Catacumba e o Parque do Cantagalo, onde são praticados diversos esportes.

“A Lagoa situa-se na parte da zona sul do túnel Rebouças, que liga a zona norte à zona sul e é um lugar incrível para correr, apesar da segurança razoável. O visual é fantástico, tanto das margens da Lagoa quanto do Corcovado e, com certeza, é um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro”, afirma Antônio Carlos, treinador que ministra treinos no local.

EndereçoAvenida Epitácio Pessoa e Avenida Borges de Medeiros
EstadoRio de Janeiro
CidadeRio de Janeiro
Telefone para contato(21) 2542-8080 (Riotur)
Horário de FuncionamentoLivre
Entrada GrátisSim
EstacionamentoSim. Os estacionamentos são pagos e cobram preços fixos
SanitáriosNão. Porém, é possível encontrar banheiros com relativa facilidade nos postos de gasolina das redondezas
BebedourosNão. Porém, há vendedores ambulantes que vendem água e água de coco.
Guarda VolumeNão
Permitido a entrada de ciclistasSim. Há uma ciclovia pavimentada no entorno da lagoa, com 7,5 km de extensão
Espaço para criançasSim. No Parque dos Patins existem equipamentos destinados à recreação infantil, tais como cama elástica, piscina de bolinhas e high jump
VestiárioNão
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicosSim. Os parques em volta da lagoa oferecem aparelhos para prática de abdominais e barras de flexão.
Possibilidade para cadeirantes treinaremSim
SegurançaSim. Por se tratar de um local público, a polícia faz rondas freqüentes

Percurso

  • O percurso completo em volta da Lagoa tem aproximadamente 7,5 km (na ciclovia), com marcações de 100 em 100 metros, um diferencial excelente. Este percurso é completamente isolado do trânsito e você pode optar por fazer boa parte dele em chão de terra batida.

    Dicas

  • O local também é muito bom para patins e skate e, embora o treino de bicicleta fique comprometido, é possível fazer um bom passeio.

  • Existe a opção do aluguel de bicicleta ou pedalinho.

  • É possível tomar um café da manhã razoável nos postos de gasolina das imediações

    As informações para a elaboração do guia da Lagoa Rodrigo de Freitas foram obtidas com a ajuda do professor Antônio Carlos, que ministra treinos no local.

    Antônio Carlos Ferreira é treinador de corrida e responsável técnico pelo Clube de Corrida Mitokondria, www.mitokondria.cjb.net. Ele ministra treinos no Rio de Janeiro, atua como personal trainner e fotógrafo. Contato: professorantoniocarlos@yahoo.com.br

  • Comentários

    Publicidade

    Publicidade