Home / Conteúdo / Notícia

|http://www.webrun.com.br/h/noticias/ariane-monticeli-muda-treinos-e-estilo-de-vida-para-o-ironman-brasil/13607|http://www.webrun.com.br/h/noticias/ariane-monticeli-muda-treinos-e-estilo-de-vida-para-o-ironman-brasil/13607
Notícias

Por Fabiana Coletta | 21/05/2012 - Atualizada às 18:35

Ariane Monticeli muda treinos e estilo de vida para o Ironman Brasil

A triatleta conta animada sobre participação na prova do dia 27

  • Ariane Monticeli foi a melhor brasileira no Ironman Brasil ano passado Crédito: Theo Ribeiro/www.webrun.com.br
  • A maratona da competição é a modalidade preferida da triatleta Crédito: David Santos Jr./www.webrun.com.br

Ariane Monticeli não consegue esconder a animação para o Ironman Brasil deste ano. Muitas mudanças aconteceram na vida da atleta, que conseguiu se preparar melhor para a competição que acontece neste sábado (27/05) em Florianópolis, Santa Catarina.

Ariane Monticeli é comissária de bordo e está em vias de se aposentar para dedicar 100% de seu tempo ao triathlon. Profissional desde 2008 no esporte, a triatleta tinha muita dificuldade em conciliar os voos com as demandas de treinamento, principalmente para provas de longas distâncias, como o Ironman.

Desde março deste ano, Ariane tirou uma licença de três meses para intensificar os treinos na reta final para o Ironman Brasil, que acontece no próximo domingo (27/05) em Florianópolis.

Os treinos em si não mudaram muito, mas o novo estilo de vida da triatleta faz toda a diferença para os resultados. “Hoje eu faço um treino de 180 quilômetros e vou para casa descansar. Antes eu fazia o treino e ia voar a noite inteira, ficava sem dormir, de pé, comendo a comida do avião”, conta.

Desde que parou de voar, Ariane tem se sentido melhor, se alimentado melhor e está totalmente concentrada para a disputa de 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e mais 42 de corrida. Ela se divide entre os treinos no Clube Pinheiros, de São Paulo, onde faz corridas em pista e natação todos os dias, e também com o triatleta Santiago Ascenço, responsável pela preparação na bike.

“O Santiago tem uns treinos muito elaborados de pedal em cima de potência, que é um diferencial muito grande para você não forçar além da sua potência para não sair cansado para correr”, avalia.

Entusiasmo - A triatleta está muito animada para o Ironman Brasil, no dia 27 deste mês. Ariane é responsável pelo atual recorde sul-americano da competição, tendo completado a prova em 9h19 ano passado.

“Eu sei que tenho uma grande responsabilidade por ter sido a melhor brasileira ano passado e eu sei que tem uma torcida grande para mim”, enfatiza.

As mudanças desde que começou a se dedicar integralmente ao triathlon são claramente visíveis, tanto no físico como na postura diante do desafio. “Eu estou muito bem treinada, descansada, com a alimentação em dia, com o peso que eu queria estar e estou bem na minha vida pessoal, feliz e vou me casar”, conta entusiasmada Ariane, que vai se mudar para Florianópolis. “Tem tanta coisa que influencia na vida de um atleta”, comenta.

Como o Ironman Brasil acontece “em casa”, Ariane garante que não irá decepcionar a sua grande torcida na capital catarinense. “Eu estou com a expectativa de fazer uma grande prova, sem dúvida. Apesar de tanta coisa poder acontecer no dia, eu acho que vou fazer uma super prova”, conta.

Mais um motivo para a ansiedade da atleta é o equipamento novo que vai receber para a competição. “Vou pegar uma bike nova, muito boa”, alegra-se.

No entanto, para ela, a maratona é a melhor parte da prova, já que Ariane corre desde os 13 anos de idade. “Eu me concentro e consigo desenvolver bem a corrida”, analisa.

Sobre o Ironman Brasil reunir os melhores atletas do esporte. Ariane não se abala, pelo contrário. “O fato de estar num nível alto só enaltece e engrandece o resultado”, garante.

Comentários

Publicidade

Publicidade